quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Birras!

Além do vinho, a cerveja (ou birra, do lunfardo), é outra bebida muito apreciada na Argentina, ainda mais num verão cujas temperaturas chegam ao patamar de 38ºC. Lá é comum encontrar em restaurantes e supermercados cervejas do mundo todo, como a Heineken, Budweiser, Stela Artois, Warsteiner, Corona, Brahma, e muito mais! Mas claro que, estando na Argentina o bom mesmo é provar as cervejas típicas de lá, como a Quilmes, Imperial, Isenbeck, Schneider (de Santa Fé), Bieckert, Palermo, Santa Fé, Iguana, Norte, Andes, a ótima Patagónia, a deliciosa Salta e a Salta Negra, além de uma infinidade de cervejas artesanais!
Um pequeno probleminha é que a cerveja costuma ser cara e, dependendo do lugar, compensa mais tomar vinho ou drink. Pedir uma cerveja também pode ser um suplício por questões idiomáticas. Por exemplo, pra pedir a cerveja de 1 litro, você deve pedir "una quilmes de litro". O chop pode ser "chop" mesmo ou "cerveza tirada". A "pinta" seria uma medida de mais ou menos 500ml e a metade disso é a "media pinta". A long neck é o "porrón". Ah, a cerveja também pode vir na Jarra, nesse caso chama jarra mesmo e só muda a pronúncia. Também existe uma variedade de copos de cerveja como o balón, a caña e a media caña (lá não tem o nosso famoso copo lagoinha!). Enfim, o mais fácil é pedir um chop mesmo, y listo!
Fomos num dia de extremo calor numa cervejaria artesanal chamada Antares, que fica no Palermo. Essa cerveja é de Mar del Plata e a cervejaria original fica naquele balneário. Lembro que no longínquo 2007 não conseguimos entrar de tão lotado, mas no dia em que fomos demos sorte e não estava tão cheio. Um detalhe interessante e misterioso é que a música é até alta mas incrivelmente não atrapalha as pessoas de conversarem (coisas da física quântica). Lá você pode pedir um dos variados chops ou a degustação (7 tipos diferentes de cerveja que vêm em copinhos pequenininhos). A que mais gostamos foi a que o meu amigo Sérgio Márcio pediu: Honey Beer, mas também havia outra boa, só não lembro o nome... o jeito é ir lá de novo. Sí, volveremos por más!
Antares, Calle Armenia, 1447 - Palermo.

Nenhum comentário: