sábado, 8 de agosto de 2009

Não se reprima!


Les Luthiers é um grupo de humoristas argentinos que além de tudo são músicos (ou seria um grupo de músicos que fazem piada?). Enfim, o fato é que o grupo existe desde os 60's e continua fazendo o maior sucesso desde então, não só na Argentina mas também nos países hispanohablantes. E não é pra menos, eles são hilários e talentosos, compondo músicas que fazem rir (ou piadas que são ótimas canções?) e, pra completar, ainda constroem seus próprios instrumentos, mais do que originais, diga-se de passagem (daí a origem francesa do nome, que quer dizer: criador de instrumentos musicais).
Caso algum show deles esteja em cartaz quando você estiver em Buenos Aires, tal qual um menudo, não se reprima: estando no espanhol nível intermediário ou avancée, aproveite para ir ao espetáculo treinar seu espanhol e de quebra dar umas boas risadas (com certeza, apesar dos porteñismos, você vai poder entender a maioria das piadas).
O espetáculo mais recente do grupo chama-se Lutherapia, que estreou em 2008 e, por uma conspiração astral ou golpe do destino que eu costumo chamar simplesmente de sorte da porra, entrou em cartaz esse ano outra vez no Teatro Gran Rex, justo quando eu estava na Argentina!
Achei o espetáculo muito bom e ri bastante, principalmente quando eles tocaram a cumbia epistemológica, demonstraram todo seu talento musical na hora do tarareo conceptual e quando tocaram um blues com um instrumento musical feito de bolas de basquete (singelamente chamado "bolarmonio") . Vale destacar, ainda, as partes do show que se passam no divã e aquelas dedicadas ao personagem antológico criado pelo grupo e que é recorrente em todas as apresentações: Johann Sebastian Mastropiero (que você já ri só de escutar o nome!).
Mas atenção, uma coisa é certa, o público vai um tanto predisposto a dar risada (tipo, ri de tudo) - o que dá uma certa impaciência - mas o que me deixou mais revoltada foi o Sergio, que dormiu em mais da metade do show e depois ainda saiu falando mal, que as piadas eram bobas e previsíveis, como é que ele pode dizer isso se ele só viu uns 30% do show??
Enfim, embora o Sergio discorde, vai por mim, eles são geniais e vale muito à pena!!

4 comentários:

S e r g i o disse...

un saco, lo mejor fue cuando terminó y me desperté con hambre y fuimos en taxi a la peña a comer empanadas, tomar vino y escuchar folklore.
sí, eso. woooooo!!! (O_x)

Caipirinha con Fernet disse...

tu opinion solo vale cto a la peña...

Ralph Luis disse...

bom, já que o Sérgio discorda, terei qeu ouvi-lo primeiro... hahahaha
bjks

Caipirinha con Fernet disse...

ok, traidor! :P