quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Pague um mico você também!

Sábado passado, um amigo veio reclamar comigo: "Mas que absurdo essa sua (sic) cidade, como é que só pode andar de ônibus quem tem moeda?". Não precisa nem dizer que era ELE que não tinha moedas! E eu lá tenho culpa desse sistema tão discriminatório e excludente?!
Mal sabia meu amigo que, ao subir num ônibus sem moedas, acabava de viver uma experiência antropológica e uma situação tipicamente porteña!
Se é verdade que lá só quem tem moeda consegue se locomover nesse meio de transporte, também é fato que se você for num "quiosco" comprar uma guloseima ou água, você consegue resolver o problema e sair dessa situação contrangedora. Nem tente trocar seus bilhetes!!! Lá as moedas são raras e não se anda dando por aí, portanto, largue de canguinhagem* e compre algo e, de quebra, contribua para a economia daquele país!
Os ônibus de Buenos Aires fazem parte do folclore local. Cada um tem uma personalidade própria, que depende do motorista, a autoridade máxima que decora o ônibus, põe ou não música, escolhe o estilo musical, enfim, dá a cara do coletivo! Eles são conhecidos pelas cores e pelo número. Se você perguntar alguma informação sobre os coletivos, provavelmente a resposta será um número e a cor! Geralmente eles são velhos e coloridos, e muitos têm desenhos no estilo fileteado! Se você resolver andar de ônibus de bobeira pela cidade, o 64 é uma boa pedida, leve suas moedinhas, brigue para ficar na janela e aproveite a viagem!!!
Além dos números, os coletivos possuem diferentes ramais, que são números que indicam a variação de itinerário.
Ah, lembro como se fosse hoje a primeira vez que andei de ônibus lá, o Sergio tinha me dado umas moedinhas e eu, claro, paguei uma sequência de micos, 1- entrei e não falei nada com o motorista; 2- fiquei parada olhando pra máquina tentando adivinhar onde eu jogava as moedas (se em cima, embaixo ou do lado!), até que uma velhinha gente boa me indicou que era em cima! 3- esqueci do troco e alguém me chamou pra pegá-lo! Como diz a sabedoria popular, vivendo e aprendendo... Hoje eu já não passo tanta vergonha, sei usar mais ou menos o GuiaT (salvador da pátria da maioria da população!) e descobri que tenho que dizer $0,80 pro motorista**, do contrário ele cobra 1 peso!
Bom, espero que você pague o seu respectivo mico quando tomar um ônibus por lá... senão, que graça tem??
* do baianês, pão-duragem.
**espécie de viveza criolla (= malandragem!).

4 comentários:

Ralph Luis disse...

ótimo o texto!
aliás, vc podia publicar um guia para turistas desavisados em BsAs...
Bj

Unknown disse...

ei ralph, obrigada pela "buena onda"!
hehehe será que meu guia faria sucesso?? rsss
bjo!!!

Anônimo disse...

Arianna,
nem tinha reparado na foto da pamonha lá embaixo. COmo são as pamonhas na Argentina? Tem de sal, de doce e a moda?

Abraços,
Augusto.

Unknown disse...

guto, pq vc não comentou no tópico da foto, bobo, fica fazendo bagunça no blog! haha
pois é, não é pamonha, mas é bem parecida, tem doce (a humita, q é com coco e queijo, se não me engano) e salgada (q é o tamal, com recheio de carne). não tem outros sabores não.
parece q elas são bem mais temperadas que as daqui, acho q vc ia gostar! :)
beijo