terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Fitito de mi corazón

Erich: Oi sumida!
Eu: E aí blza? Sumi mesmo, é que tava de férias.
Erich: E pela foto suponho que estava em Havana, Cuba!
Eu: hahahahaha

Verdade, gente, Argentina e Cuba devem ser os lugares com mais carros velhos do planeta, Cuba a gente até entende o porquê (embargo econômico na cabeça!), agora por que será que na Argentina tem tanto carro velho??? Mistérios...

Em Buenos Aires uma coisa muito interessante que presenciei foi uma carreata só com carros super antigos que parece que saem de passeio pela cidade só para nos deixar babando e relembrar os velhos e bons tempos da gente adinherada e glamourosa de antigamente. Só então percebi que lá é muito comum encontrar carros de colecionadores e gente com verdadeira fixação por carros antigos, portanto, engana-se quem pensa que lá só tem carros antigos caindo aos pedaços, você pode encontrar muitos bem conservados e lindos!

Tá certo que o fusca é um dos carros antigos mais amados e idolatrados, um verdadeiro clássico, mas pra mim a verdadeira paixão chama-se Fiat 600, conhecido popularmente como fitito (que fofo!). Esse carro é uma fofura, pequeninhinho, charmoso e elegante, e fez o maior sucesso na Argentina e no Uruguai, pra completar deixou de ser fabricado nos anos 80, ou seja, está virando praticamente artigo de colecionador e se tornando uma raridade. Eu nunca tinha visto um desses no Brasil (!) e quando vi foi amor à primeira vista. A partir de então, minhas metas para 2009 são:
- aprender a cozinhar (meta que se iniciou em 2007 e que um dia se cumprirá);
- aprender a dirigir (outra meta renovada, não riam, pois desta vez é sério!);
- comprar um fitito!

O mais louco é que tem até clubes de fãs do tal carrinho: o Fiat 600 Club , por exemplo, tem muitos eventos relacionados ao carro e até fotos dos sócios (que são os carros e não os donos!! hehe).
Ah gente... um dia vou aprender a dirigir e ter um fitito pra mim, e nesse dia o mundo será um lugar melhor!

Falando em mini carros fofinhos, é incrível como na Argentinha tem tanto mini cooper (um carrinho super moderno mas com design retrô, um charme e caríssimo), dizem que ficou na moda entre a elite depois que Maradona comprou um.
Outro dia vi um desses aqui em Belo Horizonte e meu queixo quase caiu, que carro lindo! Não é à toa que a filha da Cristina Kirchner aceitou acabar com seu fotolog para ganhar um desses, ô menina esperta!

Curiosidades: na Argentina e em quase toda América Latina o fusca é chamado de escarabajo (escaravelho!).
Pelo que pude perceber, tem um tanto de carro na Argentina com nome diferente do Brasil, por exemplo, tem um que chama Duna que acho que era nosso Premium!
Atenção: Se alguém me oferecer um mini cooper para acabar com esse blog eu nem penso duas vezes haha

Nenhum comentário: