Por incrível que pareça, nem só de carne vive Buenos Aires. Os restaurantes de comida autóctone servem as mais deliciosas comidas típicas e regionais, geralmente com ingredientes usados pelos indígenas, como o milho. As humitas e os tamales vêm embrulhados na casca do milho (parecidos com a pamonha, só que mais temperados), sendo que a humita é um pouco doce e tem queijo no meio, enquanto o tamal é salgado e vem recheado com carne ou charque. Também tem o locro, que é feito à base de milho e de feijão (lembra a nossa feijoada).
Um lugar ideal para você saborear essa comida tradicional é uma peña.
A peña é um lugar aconchegante, para se reunir com amigos, sentir-se em casa, divertir-se num ambiente descontraído e, principalmente: relembrar os sabores, músicas e riquezas da terra natal e, desta forma, preservar a identidade cultural por meio da música, pintura, poesia, culinária ou até mesmo a paixão pelo mesmo time. Geralmente na peña tem um show de música e/ou de folclore (neste caso se chama "peña folclórica", que é a mais comum) e também existem as peñas formadas por torcedores de um time (é a peña futbolera). Mas o bom das peñas, além da comida, é quando as pessoas levam o violão e tocam músicas com seu grupo de amigos ou então com os desconhecidos das mesas vizinhas, rolando a maior integração!
A nossa peña preferida em Buenos Aires é a Peña del Colorado. Incrível, todas as vezes que vou a Buenos Aires temos que ir aí! É algo assim como im-per-dí-vel! ADORO!!
Na peña del colorado o atendimento é informal, as mesas estão sempre cheias e tem sempre um show bom pra ir, seja de música folclórica, tango, jazz ou música popular, sem perder as raízes. Na peña você pode ficar no lugar reservado para o show (aí tem que pagar o preço do show que tiver no dia) mas também tem a opção de ficar no salão exclusivamente para jantar sem ver o show. Quando o show termina muitas mesas sacam seus violões e já começam a cantar animadamente. No fundo da peña tem um lugar super divertido, com piano e tudo, onde ficam os grupos mais animados, dançando e cantando até a peña fechar!
Comidas sensacionais da peña: empanada de carne (picante ou suave) e empanada capresse (com manjericão e tomate), humitas e tamales, guiso de lentejas (lentilhas) mas só no inverno, pastel de quinoa con queso y calabaza (abóbora) e parrillada. De sobremesa, não perca o dulce de cayote e o quesillo! Os vinhos da peña não são dos melhores, por isso a melhor pedida é uma cerveja, de preferência a Salta Negra ou Rubia!
Curiosidade: A Peña del Colorado tem esse nome porque o dono é ruivo (colorado = vermelho)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário