Está todo mundo cansado de saber que na Argentina tem carnes maravilhosas e que os argentinos são o povo que mais come carne ao ano! Mas o interessante é que o asado é muito mais do que uma comida típica (e quase sagrada) na Argentina, o "asado de domingo" é uma verdadeira tradição e praticamente infaltável para grande parte das famílias que gostam de se reunir aos domigos e apreciar a carne, cada uma seguindo seu ritual!
Pra você que como eu, come de tudo (desde peixe a sarapatel, buchada de bode a filet mignon, sem preconceitos) é importante lembrar que existem outros cortes de carnes além do bife de chorizo (sério! haha). O chato é que além dos cortes serem diferentes os nomes também são, olha só: a "morcilla" é o nosso chouriço, o "chorizo" é a lingüiça, o "lomo" é o filé migon, o "bife de chorizo" é o contrafilé, a "colita de cuadril" é a picanha e o "vacío" é a fraldinha. Afe. Tem mas um tanto de corte que eu não consegui achar correspondência e outros que nem tem, mas não importa muito, o importante é você se deliciar e se aventurar no mundo desconhecido das carnes argentinas (que poético!).
Bom, voltando ao asado de domingo, a família porteña que sempre me convida para um asado de domingo segue basicamente esse ritual: primeiro de tudo a entrada que pode ser uma "ensalada criolla" (com tomate, cebola e alface) ou salada de rúcula con parmesão; ou ainda, picles, morrón (pimentão) ou berinjena en scabeche (espécie de conserva), ou se tiver todo mundo esfomeado umas empanadas mesmo. No começo do asado já vão saindo as provoletas (queijo provolone "a la parrilla"), depois os embutidos (chorizos, morcillas, salchicha parrillera) e as "achuras" (riñón, chinchulines, mollejas e entraña), depois temos qualquer uma das seguintes carnes: pechito, costilla ou bondiola de cerdo, pata de cordero, chivito (cabrito), pollo (frango), lomo, asado ou asado de tira, vacío e colita de cuadril (que geralmente vai ao forno). Uma outra opção de carne no asado é o matambre (uma carne enrolada) que pode ser com carne de boi (fervida e recheada) ou de cerdo à parrilla (também recheado, geralmente com tomate, queijo). Ah, também existe a variação que é o "matambrito a la pizza" (coberto com queijo, óregano e tomate).
Os molhos mais comuns são o chimichurri (mais usado no chorizo) ou a salsa criolla (espécie de vinagrete).
Existe uma carne que se chama pamplona (que é uma carne enrolada assim como o matambre) que pode ser de pollo, cerdo ou vaca, muito boaaa!
Para acompanhar o asado a bebida mais indicada é o vinho tinto (de preferência malbec, carbenet savignon ou merlot) e no calor também é comum se tomar espumante e/ou cerveja. Por fim, ainda tem o postre (sobremesa) que geralmente é sorvete ou limon pie. Está explicado porque eu engordei 3kgs depois de ter ido pra Argentina né?
Atenção: Segundo um parrillero famoso que conheço (o pai do Sergio) chinchulin é melhor você comer em casa, bem cozido.
Ah, e o matambre de pollo não é nada recomendável!!
Curiosidade: O asado é a mesma coisa que parrillada, só que a parrillada é o termo mais usado nos restaurantes e tem um sentido mais comercial. Ela é na verdade um mini-asado e dá pra você provar umas 5 variedades de cortes de carne!
A salsicha parrillera é uma lingüiça mais fina que não é tão comum no asado familiar.
A morcilla também pode ser servida fria como fiambre.
O bife de chorizo costuma vir como um prato individual e não acompanha a parrillada. Seu consumo tampouco é muito comum no asado em família, por ser mais caro.
A palavra "chimmichurri" tem uma etmologia duvidosa, segundo teoria mais aceita por este blog: na época da colônia um inglês chamado Jimmy fazia a tal da salsa e o povo pensando que era curry pedia: Jimmy, curry! Aí ficou chimmichurri.
Enquete: A dúvida existencial de todo argentino é: domingo e feriado, asado ou pasta?? geralmente 99% responde: asado se o dia estiver lindo, do contrário, pasta! O outro 1% acho que deve ser vegetariana! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário