quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mamma mia!


Dando continuidade à série "na Argentina não tem só carne" vamos a essa iguaria que é uma unanimidade nacional e internacional, a pizza!
Assim como os brasileiros, os argentinos também adoram uma pizza, alguns falam que por conta da imigração italiana, mas provavelmente deve ser porque pizza é bom e todo mundo gosta!
Lá eles não costumam ter muitos sabores, geralmente são algumas variações da muzzarela, com pimentão, tomate, algum sabor com anchova outro com presunto e por aí vai, nada de invencionices paranormais como uma pizzaria que fui uma vez no Largo do Machado no Rio que tinha até pizza de sushi (arg!!!!!). Lá as pizzas mais comuns são "a la piedra" (que é fina e crocante) e "media masa" (que é a massa pré-pronta que se vende no supermercado para se rechear em casa). Ouvi dizer que existe uma pizza típica da cidade de Rosario, que é a pizza "a la parrilla" que não é redonda, mas em forma alongada feita na parrilla, mas essa eu nunca provei!Tem ainda a pizza por metro (essa eu já tinha comido em Itacaré na Bahia!), pizza canchera ou pizza de cancha (que se vende ao redor dos estágios, que é só com molho de tomate e queijo) e a pizza al tacho (só com queijo). Outras variações são o matambre a la pizza (no lugar da massa vem um pedaço de carne coberto com queijo, tomate e orégano) e a fugazzeta (ou focaccia, do italiano, que é com queijo muzzarela e infinitas rodelas de cebola) ou fugazza (que nem queijo tem, é só cebola). O rodízio de pizza lá se chama "pizza libre", é pra comer como se não houvesse amanhã!
Lá você pode pedir a combinação tradicional de pizza, fainá e moscato. A fainá é feita com farinha de garbanzo (grão-de-bico) e geralmente se põe em cima da pizza. O moscato é um vinho docinho e barato, uma delícia!

Uma das primeiras pizzarias que eu fui em Buenos foi na "Kentucky" da Santa Fé 4602, lá é meio fim de noite, o ambiente meio frenético com garçons da velha guarda e público idem, para ir com amigos e comer uma pizza boa e barata, um clássico porteño.
Outro clássico é "El Cuartito" (Tacahuano 937), que fica aí perto da estação de metrô Tribunales, considerada por muitos a melhor pizza de Buenos Aires. O lugar é antigo (funciona desde 1934) e o ambiente também, no maior estilo "bodegón" porteño, os garçons são de museu e a pizzaria transborda de gente, principalmente quem sai do trabalho e dá uma passada aí para comer "al paso" (no balcão), as mesas também ficam lotadas mas não importa, a pizza é ma-ra-vi-lho-sa e a fugazzeta também, segundo mi amore, a única que concorre com nossa outra indicada ao oscar de melhor pizza: "El Fortín", a pizzaria que vamos nos dias de jogo do All Boys! Ela fica na Av. Alvares Jonte, 5299 esquina com Av. Lope de Vega no Bairro de Montecastro (quase Floresta, o Bairro do Allbo). Os garçons são daquele estilo apressado, a pizza deliciosa feita no forno à lenha pode vir recheada com queijo na borda e a fugazzeta, para quem gosta, é a mais perfeita da face da terra (e olha que eu nem gosto de cebola e adorei!).
Curiosidades: A forma de comer a pizza com fainá, colocando a fainá em cima da pizza se chama "pizza a caballo" (hehe).
Tenho sérias suspeitas de que não existe catupiry na Argentina(!).
O direitor de cinema Francis Ford Coppola, que viveu um tempo em Buenos Aires, era figurinha carimbada na pizzaria El Cuartito.
As bandas Memphis La Blusera e Los Autenticos Decadentes gravaram músicas exaltando as delícias da pizza com fainá. Trecho da irreverente música La pizza con fainá, dos Autenticos Decadentes:
"Me traté de alejar del camino del mal, navegando en la tormenta de la angustia espiritual. Pero nunca pude abandonar la pizza con faina."

Nenhum comentário: