sábado, 2 de agosto de 2008
Um torrontés em Cafayate!
Saindo de Cachi tomamos a lendária "ruta nacional 40" em direção a Cafayate. A ruta 40 é como a "road 66" argentina, é a estrada mais longa e literalmente atravessa o país do sul ao norte, seguindo paralela aos Andes e cruzando 11 províncias. Segundo minhas pesquisas com muito rigor científico (haha), ela começa em Cabo Vírgenes na província de Santa Cruz (extremo sul do continente) e termina em La Quiaca, em Jujuy.
Bom, infelizmente, a parte da estrada que tomamos não tinha nenhuma pavimentação e não parecia nem de longe uma estrada nacional. Mal saímos de Cachi, passamos em Molinos, vila que tem um posto de gasolina e um banheiro nada recomendável. Aí, fizemos nossa boa ação do dia e demos carona a um casal de hippies. Pouco tempo depois, chegamos o mais próximo da cordilheira dos Andes e foi emocionante ver as montanhas gigantes com o gelo eterno em cima.
Atravessamos os Vales Calchaquíes e chegamos a Cafayate, na região vinícula de Salta. Visitamos rapidamente a cidade e saímos correndo atrás de uma vinícula qualquer e acabamos encontrando a "Finca de las Nubes", da Bodega Mounier. Por sorte chegamos a tempo de escutar um pedacinho da visita guiada e, claro, fazer a tão sonhada degustação de vinhos!!! Mas como tudo que é bom dura pouco e tínhamos que voltar, passamos rapidamente pela praça, tomamos um café, tietamos um tailandês com uma moto viajante e fomos para nosso próximo destino!
Ah, você deve estar pensando: e o quê que o Torrontés tem a ver com Cafayate? Tudo!
Torrontés é uma uva branca que, junto com a malbec, se converteu na uva emblemática da Argentina. O país, atualmente, é o único a produzir essa uva e é em Cafayate que estão as condições ideais para seu plantio!!! Os melhores vinhos torrontés são produzidos em Cafayate, eles são bem frutados (sente-se nitidamente o gosto de pêssego!!) e refrescantes.
Dica: acompanhar o torrontés com humitas, tamales, peixes, frutos do mar, comida chinesa, locro, empanadas salteñas, queijos suaves, massas...
Curiosidades: a expressão equivalente a "do Oiapoque ao Chuí" na Argentina é "de Ushuaia a la Quiaca".
Há outra estrada que vai de Salta a Cafayate direto, sem passar por Cachi, onde as montanhas formam figuras e têm nomes conforme as figuras que pareçam!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Vão ficar devendo explicar onde ficam Ushuaia a la Quiaca... Tema para um próximo post... :]
tem razão dudu, ótima observação! Eu esqueci de dizer que La Quiaca fica a 163km de Humahuaca, na província de Jujuy, já quase na fronteira com Bolívia (ponto mais ao norte, ou seja, seria nosso oiapoque, ou melhor: monte roraima??)!
Já Ushuaia é a capital da província da Tierra del Fuego, e é a cidade mais austral da argentina (corresponde ao nosso chuí!), fica no fim do mundo e claro, está nos meus planos de viagem e tema para um próximo post!!
bjooo
Postar um comentário