quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Quebrada de Humahuaca e Tilcara
Na província de Jujuy, passamos apressados pela capital (San Salvador de Jujuy), com destino a Tilcara, uma cidadezinha que fica na Quebrada de Humahuaca. A Quebrada de Humahuaca é um estreito e profundo vale (canyon) que, de tão lindo, foi declarada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. E não é pra menos, o lugar é uma combinação de maravilhosas paisagens, casinhas, povoados e cidades que conservam vestígios pré-colombianos e coloniais, e também da milenar cultura omaguaca.
Chegando em Tilcara são muitas as atrações. Primeiro de tudo, o Pucará (ruínas de uma fortaleza construída pelos antigos ancestrais em cima das montanhas).
A caminhada até o Pucará é curta, passando por uma ponte cinematográfica e por um curral de llamas. Chegando nas ruínas vemos as montanhas multicoloridas e percorremos o pucará, onde há uma réplica de uma índia e também de uma pirâmide!
A cidade tem uma pracinha onde se pode comprar artesanato, roupas com motivos indígenas lindos e gorros estilo Manu Chao. A igreja é super bonita e tem o interior revestido de cactos. Aí na pracinha também se encontra o interessante Museo de Arqueologia que tem até uma múmia.
O melhor Restaurante da região se chama Los Puestos, que serve a melhor comida típica, além de vinhos deliciosos como o torrontés. À noite tem uma peña folclórica ótima na esquina da pracinha: Peña Rincón del Colla, onde conhecemos o Tupac, um morador ilustre da cidade. Por fim, resta chamar atenção para dois eventos: o carnaval em fevereiro (que inspira a famosa canção: carnavalito humahuaqueño) e a festa da Pachamama (mãe-terra), que é no começo de agosto.
Curiosidades: quando tomam alguma bebida, os moradores de Tilcara atiram um pouco no chão e dizem "Para Pachamama!".
Tilcara aparece na série "Te quiero América" que passou no Fantástico ano passado!
Dicas: Hospedagem: El Antigal, na Rua Rivadavia, s/n, esquina com Sarmiento (1 quadra da praça central).Telefone/Fax: (0054-388)495-5089 e 495-5020.
Não deixe de provar um doce típico: doce de membrillo (marmelo) com queijo de cabra!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário