quinta-feira, 10 de junho de 2010

Um país de escarapela

No dia 25 de maio desse ano a Argentina comemorou os 200 anos da revolução de maio, um dos feriados pátrios mais importantes de lá (por ser considerado o marco da formação do primeiro governo argentino), ao lado do 9 de julho (dia da independência). Por conta das comemorações do bicentenário a Av. 9 de julho estava fechada e se tornou palco de vários shows, desfiles cívicos e até desfile de carros e motos antigos. Eu que não sou boba nem nada preferi ver tudo sã e salva e em alta resolução pela tv mesmo. Uma pena pois perdi o show do Fito Paez, e mais um par de shows de músicas folclóricas (el chaqueño e Soledad), além do famigerado espetáculo do Fuerza Bruta, que fiquei na vontade de conhecer... mas fica pra próxima!
A outra novidade do feriado foi a reinauguração do Teatro Colón, que depois de não sei quantos anos em reforma foi reaberto, está tinindo e já com a estréia da ópera La bohème. Enfim retiraram aqueles tapumes!!
O único dia que animei a passear pela "Avenida más larga del mundo" foi justamente quando estava passando o último amistoso da Argentina antes da copa, que acabou goleando o Canadá por 5X0 (e bem na hora que eu tava no meio da muvuca o Tevez fez um gol, afe, salve-se quem puder!). O melhor de tudo foi ganhar uma bandeirinha grátis pro Sergio, com a qual eu sabidamente aproveitei para passear pela calle Florida e assim desviar de todos os vendedores! E pra não dizer que não vi nada, vi o desfile dos granadeiros voltando pra Belgrano e saudando toda a gente nas ruas, super simpáticos.

Por fim, foi legal ver o patriotismo dos argentinos, por onde se ia todos os carros estavam com bandeirinha e o povo todo usando sua escarapela (uma espécie de fitinha pátria que todo mundo usa nos feriados nacionais por lá). O bom é que eles economizam e aproveitam essa bandeiração toda pra copa né??
Curiosidades: No 25 de maio os argentinos costumam comer comidas típicas de lá, como o locro ou asado.
Outra tradição desse dia é tomar chocolate no café da manhã (!).
Os feriados nacionais mais importantes sempre emendam (nesse ano como caiu na terça-feira eles emendaram a segunda-feira) e haja comemoração!
A Cristina Kirchner pagou o maior mico ao não comparecer na inauguração do Teatro Colón em razão de divergências políticas com o governador Macri, vocês não acham?
Não sei, mas me dá uma emoção ver os veteranos das malvinas genteim...
É isso, eu ando sumida mas vou ver se posto antes do próximo bicentenário! Saludos!

3 comentários:

Gabriel Maia disse...

Eita, moça! Parte disso foi tão familiar! Em fevereiro eu estava por aí(ou por lá, vai saber!) e perdi festa no Obelisco! Também na ocasião se apresentaria a Soledad! Olhamos pela janela do edíficio e, daquela distância (ao lado do Four Seasons) não parecia prometer muito. Já a chuva parecia mesmo para logo! Acabamos por encarar (era sábado) uma fracassada sessão de cinema no Pátio Bullrich, em meio a abuelitas e abuelitos! Saímos da sessão e não chovera! Só nós nos precipitamos, haha! Pelo menos o filme era bom, "Os homens que não amavam as mulheres", que finalmente aportou aqui!

Anônimo disse...

Gente!
Un Blog dentro de otro Blog!


;p

dadoapavorado disse...

Parou de escrever mesmo. Por mim, argentinos e brasileiros poderiam disputar quem tem mais feriado. Seria uma boa competição...