domingo, 28 de junho de 2009

Por que as mulheres argentinas não engordam?

Eu tenho essa teoria de que as mulheres argentinas - e gaúchas, paraguaias e uruguaias - são magras porque tomam mate e ando espalhando pra todo mundo que, obviamente, ri da minha cara. Mas eu realmente acredito de coração que essa é a explicação de terem tão poucas gordas por lá.
O mate é muito mais do que um "costumbre gaucho", ele é uma desculpa pra conversar, encontrar com os amigos e estar com a família. Além dessa função social, o mate também é quase uma unanimidade por ser um ótimo regulador intestinal.
A primeira vez que vi alguém tomando mate foi numa viagem pro Chile, havia esse casal de gaúchos que andava com a garrafa térmica pra tudo quanto é lado! Foi aí que eu descobri que o mate se tomava (antes eu pensava que era pra fumar, hahaha). Quando tomei pela primeira vez achei amargo e claro que me queimei, mas depois fui acostumando. Depois de muitas tentativas frustrantes, incluindo-se uma cabaça quebrada, consegui curar o meu chimarrão e agora, vez por outra, tomo o meu matezito! Se você quiser se aventurar pelas maravilhas do mate, tem um monte de site dando dicas sobre como curar e cebar o mate além dos 10 mandamentos do chimarrão. Algumas curiosidades sobre o mate argentino:
- lá na Argentina tanto a erva (yerba) quanto o chimarrão são chamados de mate;
- existem mates para usar e mates para enfeitar, feitos dos mais variados materiais, eu ganhei um de presente e achei que era para usar, resultado: o mate quebrou!
- não use água quente na primeira vez, tente deixar ao menos de um dia pro outro com erva e água fria pra "pegar gosto”;
- na Argentina pega meio mal você sair por aí com o chimarrão na mão, geralmente eles tomam em casa, na hora da folga do trabalho ou nos parques/praças;
- o mate é considerado um costume "gaucho" e não é aceito em todas as classes sociais(!);
- a expressão "descansar despues del mate" não significa que a pessoa vai dormir, mas sim que vai fazer outras necessidades fisiológicas, hehehe;
- no supermercado tem um corredor inteiro com diferentes marcas de mate pra gente escolher (as que eu mais gosto são rosamonte e nobleza gaucha), incluindo umas saborizadas de laranja e pomelo (!);
- é muito comum tomar mate com facturas (doces variados de padaria) - eu gosto de tomar com uns biscoitinhos folhados (galletitas de hojaldre), principalmente as palmeritas (palmier);
- lá tem uma garrafa térmica elétrica que tem a função "mate", que indica a temperatura certa da água: meu sonho de consumo (pois sempre acabo deixando a água ferver) será que essa alta tecnologia já chegou ao Brasil?
- na maioria dos postos de gasolina de lá tem uma maquininha que você carrega sua garrafa térmica (termo) com água quente por apenas um peso, achei super legal essa facilidade!
- não se pode dirigir e falar ao celular, mas tomar mate não tem problema (acho bem mais perigoso a pessoa dirigir tomando mate!);
- no Paraguai e algumas partes da Argentina (Correntes, Formosa) se toma mate frio (chama tererê) e se toma até com suco (eca!);
- é comum tomar mate com adoçante (graças a deus!) e com uma casca de laranja (é bom!);
*Micos vários: já fui xingada por ficar enrolando pra tomar o mate (tome e passe logo), ou por pular a ordem (tem que respeitar a ordem) e também por deixar um pouco (tem que tomar tudo, de preferência até fazer barulho), uma vez derrubei a erva no carro, o sergio me xingou horrores porque a primeira regra do mate é não deixá-lo cair (nem mudar a bombilla de lugar!).
Micos à parte, é bom demais tomar mate gente, e além de tudo emagrece!
*Reparem no meu mate personalizado da foto, um é o de enfeite que quebrou (o da esquerda) e o outro é o que eu uso.
* Um dos melhores capítulos do blog fake da mujer gorda (um fenômeno da internet na Argentina que virou livro - li os 200 capítulos do blog em 03 dias) é quando o filho da Mirtha, Caio, toma mate sozinho por primeira vez, o texto é ótimo! (foto tirada por athletemovie no zoológico de Buenos Aires)

Nenhum comentário: