quinta-feira, 1 de outubro de 2009

La negra

Cantando al sol,
como la cigarra,
después de un año
bajo la tierra,
igual que sobreviviente
que vuelve de la guerra

O meu amigo dudu, que sempre me faz perguntas relevantes e inquietantes, outro dia me questionou o seguinte: quem é o caetano argentino?
Eu, depois de muito refletir a respeito, cheguei à conclusão de que o Caetano argentino era.... a Mercedes Sosa! A Mercedes Sosa é genial, lutou contra a ditadura, tem uma voz sem igual, sua música é universal, popular e ao mesmo tempo sofisticada, evoca às raízes e é sem fronteiras, ela é mais do que uma cantora ela é uma entidade! Pronto, tá aí o Caetano argentino, haha!
A notícia de que "La negra" está em estado grave e crítico me entristece horrores! Fui no show dela que teve aqui em BH no ano passado, ela estava com um poncho vermelho salteño, sua voz continuava linda, mesmo falhando às vezes (ela justificou falando que estava gripada), cantou clássicos como gracias a la vida e volver a los 17, além de músicas mais recentes como as do Fito Paez e do Charly Garcia, voltei pra casa feliz e mal podia acreditar no que tinha acontecido!
O mais engraçado é que eu passei muito tempo da minha vida tendo certeza absoluta que a Mercedes Sosa era chilena (acho que eu a confundia com a Violeta Parra) e mais: um amigo da faculdade inventou que ela tinha morrido de overdose (??) e eu acreditei! Haha E eu só fui descobrir que era mentira quando vi nas lojas que ela tava lançando seu novo CD! Ai ai que saudade dos bons e velhos tempos em que não havia google e wikipedia!
Enfim, espero que ela se recupere e que volte a cantar como aquela cigarra da música...

3 comentários:

Gabriel Maia disse...

Pois acabo de descobrir, neste ato de leitura, que ela é argentina. Eu a supunha vinda de alguma Latinoamérica mais... indígena! Estranho, acho os portenhos tão bradadores de seus orgulhos: Gardel, Maradona, e Evita estão pra todo lado! Acaso não consideram que de Mercedes não se deve ter orgulho, ou é só porque vem (se é que vem mesmo) da província?

S e r g i o disse...

infinita tristeza nos causan las noticias de su estado

Caipirinha con Fernet disse...

ei gabriel, exato! a mercedes é de tucumán, q fica na parte indígena da argentina, que eu só fui descobrir q existia qdo viajei ao noroeste (salta, jujuy e tucuman!).
acho que eles têm muito orgulho dela sim, a questão é que não é feito muito estardalhaço já que ela não é tão polêmica qto às outras figuras emblemáticas q vc citou.
no fundo acho q ela é uma unanimidade e acabou se tornando universal (além de ter feito MUITO sucesso fora da argentina), mesmo as pessoas q não gostam de seu estilo de música a respeitam! bom, pelo menos foi isso q percebi!
ainda mais qdo o sergio me fala q se ela morrer (esperamos q não agora!) causará mais impacto do que a morte de perón.... acho q eles realmente gostam dela!
vamos torcer por sua recuperação!