domingo, 20 de abril de 2008

Futebol


Calma, não vou criar nenhuma polêmica nesse blog, o objetivo desse tópico é tentar explicar como funciona o campeonato argentino.

As ligas da AFA são assim: 1ª Divisão A (são os 20 times principais de toda a Argentina, incluindo os mais famosos Boca Juniors e River Plate), Nacional B (que seria a 2ª divisão de todo o país). Além disso, há também a 1ª B (ou B Metropolitana), 1ªC e 1ªD (que seriam como 3ª, 4ª e 5ª divisões, respectivamente, mas só de Buenos Aires) e, paralelo a esses campeonatos existem, ainda, o Argentino A (3ª divisão, só que do interior) e Argentino B (4ª divisão também do interior). Então, trocando em miúdos, o Argentino A e o Argentino B equivalem à 1ª B e 1ªC, só que a diferença é que os primeiros são do interior e os útimos da capital. No interior pode haver mais classificações de clubes por zonas que seriam como a D, e pode ser infinito (!?).

Há dois torneios locais ao ano na 1ª A, o "Apertura" e a "Clausura", e mais um de verão que podem ser 2 curtos - Copa Ciudad de Mar del Plata e Copa Desafio/ ou Copa Revancha (varia o nome conforme é organizada por Salta ou por Mendoza). E bom, é toda uma matemática para subir de divisão ou rebaixar, pois eles levam em consideração o histórico dos times nos últimos 03 anos. Resumindo, você para torcer pra algum time na Argentina tem que saber de estatística, logaritmo e cálculo1.

Nenhum comentário: