quinta-feira, 24 de abril de 2008
Palermo house
A primeira vez que fui a Buenos Aires fiquei no Palermo House. É bem localizado (duas quadras da Plaza Cortázar), perto de uma zona cheia de restaurante e bares e, o melhor de tudo, é barato! Fica na Rua Thames, entre as ruas El Salvador e Costa Rica, no Palermo Viejo, só que é um casarão antigo, meio escondido, que tem uma placa bastante discreta, então você tem que prestar muita atenção para não passar direto.
Você tem opção de dividir quarto com um montão de gente, pegar um quarto de casal ou um só pra você, aí sai um pouco mais caro. A calefação funciona (graças a deus). O banheiro é um pouco velho e no dia que cheguei não tinha água quente (afe!), depois eles consertaram. No café da manhã tem só um chá, café com leite e umas facturas (pãezinhos/docinhos de padaria). Tem computador grátis com acesso à internet, só é um pouco lento (mas pelo preço tá ótimo). Enfim, dá pro gasto!!
domingo, 20 de abril de 2008
Futebol
Calma, não vou criar nenhuma polêmica nesse blog, o objetivo desse tópico é tentar explicar como funciona o campeonato argentino.
As ligas da AFA são assim: 1ª Divisão A (são os 20 times principais de toda a Argentina, incluindo os mais famosos Boca Juniors e River Plate), Nacional B (que seria a 2ª divisão de todo o país). Além disso, há também a 1ª B (ou B Metropolitana), 1ªC e 1ªD (que seriam como 3ª, 4ª e 5ª divisões, respectivamente, mas só de Buenos Aires) e, paralelo a esses campeonatos existem, ainda, o Argentino A (3ª divisão, só que do interior) e Argentino B (4ª divisão também do interior). Então, trocando em miúdos, o Argentino A e o Argentino B equivalem à 1ª B e 1ªC, só que a diferença é que os primeiros são do interior e os útimos da capital. No interior pode haver mais classificações de clubes por zonas que seriam como a D, e pode ser infinito (!?).
Há dois torneios locais ao ano na 1ª A, o "Apertura" e a "Clausura", e mais um de verão que podem ser 2 curtos - Copa Ciudad de Mar del Plata e Copa Desafio/ ou Copa Revancha (varia o nome conforme é organizada por Salta ou por Mendoza). E bom, é toda uma matemática para subir de divisão ou rebaixar, pois eles levam em consideração o histórico dos times nos últimos 03 anos. Resumindo, você para torcer pra algum time na Argentina tem que saber de estatística, logaritmo e cálculo1.
Etiquetas:
curiosidades e costumes,
esportes,
futebol
Assinar:
Postagens (Atom)