quinta-feira, 26 de julho de 2007

Recoleta



O passeio na Recoleta é bastante variado. Começa no Buenos Aires Design, passando pela Iglesia del Pilar - que tem um museu dentro - e o cemitério onde estão os túmulos de figuras históricas e das famílias mais ricas da Argentina. Ao lado da igrejinha está o Centro Cultural Recoleta (onde há exposições de arte contemporânea). Mas se você gostar mesmo de arte o melhor passeio é ao Museo Nacional de Bellas Artes (que conta com exposição de obras dos mais diversos artistas nacionais e internacionais, incluindo Quinquela Martín, Van Gogh, Goya e Rodin), você pode até tirar foto das obras de arte, sem flash.


Seguindo o trajeto cultural você tem o Palais de Glace, a Biblioteca Nacional, o prédio imponente da Faculdade de Direito da UBA, a Floralis Generica e o Parque Thays (que é meio estranho, sem árvores) onde há uma típica escultura gordinha do Botero. Por aí, perto da UBA dá pra fazer um circuito de corrida, o ruim é que fica cheio passeadores de cachorro que deixam alguns cães grandes soltos, dá até medo!


A rua mais chique é onde está o Hotel Alvear, onde também estão as lojas exclusivas e caras e, como não poderia deixar de ser, a embaixada do Vaticano!
Estando nesse bairro, dá pra ir no "Locos por Fútbol" tomar um chopp ou um café no la Biela. Na Plaza Francia tem uma feirinha nos sábados que não tem muita graça, mas que serve pra passar o tempo nos dias de calor. A noite na Recoleta é uó, lá é cheio de night club e umas boates meio decadentes. Em termos de gastronomia,tem muito lugar melhor e mais interessante pra comer (a não ser que você tenha cacife para ir a algum dos restaurantes caríssimos dos luxuosos hotéis Alvear, Caesar Park e Four Seasons), por isso fuja da Recoleta!!

terça-feira, 24 de julho de 2007

Roteiro Básico Plaza de Mayo e arredores

Ao seguir o roteiro básico da Plaza de Mayo: Casa Rosada, Catedral e Cabildo, para minha decepção não presenciei nenhum piquete, um mísero panelaço, nem sequer o ritual das mães de maio com seus lenços brancos (que segundo informações privilegiadas de um amigo, acontece às quintas-feiras às 15:30hs). O máximo que consegui ver foi a retirada da bandeira às 18hs.














Depois desse passeio sem maiores emoções, a saída é ir caminhando até à Calle Florida - e da esquina com Corrientes avistar o Obelisco -, passear nas Galerias Pacífico - sem esquecer de verificar se há alguma exposição no último andar (quando eu fui havia uma do Miró!) e comprar chocolates "en rama" da Abuela Goye. Depois, aproveite para tomar um café, uma sidra ou submarino (leite quente no qual você submerge uma barra de chocolate) em algum dos tradicionais Cafés Tortoni, London ou Richmond. Devidamente alimentado, siga em direção a Retiro para passear na Plaza San Martin e tirar uma foto na Torre dos Ingleses ou vá em direção ao Congresso (prédio mais bonito de Buenos Aires!) sem deixar de tomar a linha A do metrô que têm lá perto, é a mais antiga e os vagões são de madeira, parece um restaurante de tão fofa!!

domingo, 22 de julho de 2007

Tigre















Um dia quero voltar ao Tigre.
Em um dia de verão, com céu azul e sol escaldante.
E na próxima vez, quero ir de trem.
E prometo comprar algo de artesanato na feirinha. Isso.
Importante: não comprar refrigerante e choripan, porque todo mundo no barco fica olhando.